Este curso trata dos fundamentos da engenharia cognitiva e do design centrado no usuário.
Os alunos receberão uma introdução sobre a composição psicológica dos indivíduos, além de informações sobre as teorias cognitivas e sócio-cognitivas de como as pessoas percebem e interagem de maneira diferente com o mundo e com outras pessoas, além de uma introdução aos princípios de como as pessoas aprendem.
Exploramos os tópicos essenciais do processamento de informações humanas, controles e exibições, contribuições sensoriais e cognitivas para os sistemas e implicações para o design de sistemas no local de trabalho.
O campo de fatores humanos e ergonomia é interdisciplinar, com aplicações onde quer que humanos interajam com equipamentos em um contexto de sistemas.
Os alunos diferenciarão a ergonomia cognitiva e como ela se encaixa no design e na análise.
Ao concluir este curso, o aluno será capaz de:
• Avaliar apropriadamente como o desempenho cognitivo pode estar sendo afetado
• Avaliar os possíveis erros no sistema que causam acidentes, redução de eficiência no trabalho e problemas de qualidade
• Demonstrar uma compreensão do papel e do escopo da ergonomia cognitiva no planejamento, avaliação e eficácia dos sistemas
• Aplicar teoria, conceitos e estratégias de ergonomia cognitiva para melhorar sistemas em contextos de trabalho relevantes
• Medir e descrever o desempenho cognitivo humano em um contexto de sistemas